sábado, 6 de outubro de 2012

A iluminação como fator de diferencial em um restaurante

             

                Já falamos de mobiliário, de outros pontos preponderantes para se cativar, fidelizar um cliente. Não pense que é somente pala comida, pelo atendimento ou por uma área  privilegiada que o cliente visita ou se torna fiel a um estabelecimento.  Eu explico: todos os fatores são importantes quando se pensa em cativar um cliente. Por exemplo: A ILUMINAÇÃO de um ambiente é obrigatoriamente fundamental para se criar o clima do restaurante e cativar o cliente. Mas deve ser  desenvolvido de forma a facilitar também o trabalho dos funcionários. Até bem pouco tempo, não se dava atenção a esse aspecto. A luz era usada simplesmente para iluminar o ambiente. Hoje, nos melhores restaurantes, ela integra a decoração, valoriza o projeto arquitetônico e contribui para criar um ambiente acolhedor, ressaltando detalhes e a beleza dos pratos. Deve-se preferir o uso da luz natural, que em nosso estado e capital é farta em todas as épocas do ano. Além disso, ela é mais saudável,eficiente e econômica. Um bom projeto deve prever, sempre que possível, grandes áreas envidraçadas,clara- boias, telhas transparentes. Os efeitos negativos do excesso de sol podem ser evitados com coberturas,toldos, telhados, vidros foscos. O material utilizado no projeto de iluminação deve ser escolhido levando-se em conta beleza, funcionalidade, durabilidade, facilidade de manuseio, limpeza, manutenção ,  reposição de fácil compra, conforto e eficiência. Sendo assim bem projetado o seu estabelecimento, seja restaurante, bar, lanchonete,  casas de show ou similares,  levando em conta também os materiais e artigos artesanais produzidos por nossos artistas,  às vezes no anonimato nos dá o prazer da beleza para se apreciar e completar o cenário mágico que é um restaurante.
  Sensações e estímulos provocados pela luz
Nos bares e restaurantes, a atmosfera criada pela iluminação é tão importante quanto o cardápio. Além de sua função principal, que é mostrar com clareza alimentos e cores, ela invariavelmente contribui com a impressão que as pessoas tem sobre o lugar, seja ela positiva ou não, ao criar ambientações diversas: dramática, convidativa, relaxante, depressiva, interessante ou mesmo aborrecida.
Uma atmosfera para o café da manhã ou almoço bastante iluminada e brilhante pode mudar quando se trata de espaços destinados ao jantar. A flexibilidade da iluminação de um bar ou restaurante pode ser um diferencial de projeto. Ao utilizar diferentes grupos de luminárias com funções e propostas estéticas específicas, associadas aos sistemas de dimerização pode-se obter a luz adequada em ocasiões particulares.
Para a área do bufê, por exemplo, o nível de iluminação deve ser duas vezes superior aos das demais áreas do salão, com o uso de fontes de luz com excelente reprodução de cores para maior vivacidade deste ponto focal.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário