sábado, 6 de outubro de 2012

CONSCIÊNCIA POLÍTICA

                             



                            Gente, hoje é sábado e véspera de eleições aqui no Brasil. Estarão sendo escolhidos os líderes municipais como  prefeito e vereadores. A sua escolha tem que ser 100% correta, pois é uma chance de querermos mudar a nossa cidade e conseguirmos que tudo que foi mal feito no passado não se repita na próxima gestão. Portanto eleitores votem com consciência e seriedade, não venda o seu apoio político, faça a diferença, seja honesto, ético e acima de tudo um cidadão brasileiro. Amanhã é o dia D da limpeza das prefeituras e câmaras de vereadores corruptas. Vote certo para dar o exemplo aos nossos filho e netos. Esse é o meu desejo como eleitor e cidadão. Eu sou Mardônio Coelho de Oliveira.

A iluminação como fator de diferencial em um restaurante

             

                Já falamos de mobiliário, de outros pontos preponderantes para se cativar, fidelizar um cliente. Não pense que é somente pala comida, pelo atendimento ou por uma área  privilegiada que o cliente visita ou se torna fiel a um estabelecimento.  Eu explico: todos os fatores são importantes quando se pensa em cativar um cliente. Por exemplo: A ILUMINAÇÃO de um ambiente é obrigatoriamente fundamental para se criar o clima do restaurante e cativar o cliente. Mas deve ser  desenvolvido de forma a facilitar também o trabalho dos funcionários. Até bem pouco tempo, não se dava atenção a esse aspecto. A luz era usada simplesmente para iluminar o ambiente. Hoje, nos melhores restaurantes, ela integra a decoração, valoriza o projeto arquitetônico e contribui para criar um ambiente acolhedor, ressaltando detalhes e a beleza dos pratos. Deve-se preferir o uso da luz natural, que em nosso estado e capital é farta em todas as épocas do ano. Além disso, ela é mais saudável,eficiente e econômica. Um bom projeto deve prever, sempre que possível, grandes áreas envidraçadas,clara- boias, telhas transparentes. Os efeitos negativos do excesso de sol podem ser evitados com coberturas,toldos, telhados, vidros foscos. O material utilizado no projeto de iluminação deve ser escolhido levando-se em conta beleza, funcionalidade, durabilidade, facilidade de manuseio, limpeza, manutenção ,  reposição de fácil compra, conforto e eficiência. Sendo assim bem projetado o seu estabelecimento, seja restaurante, bar, lanchonete,  casas de show ou similares,  levando em conta também os materiais e artigos artesanais produzidos por nossos artistas,  às vezes no anonimato nos dá o prazer da beleza para se apreciar e completar o cenário mágico que é um restaurante.
  Sensações e estímulos provocados pela luz
Nos bares e restaurantes, a atmosfera criada pela iluminação é tão importante quanto o cardápio. Além de sua função principal, que é mostrar com clareza alimentos e cores, ela invariavelmente contribui com a impressão que as pessoas tem sobre o lugar, seja ela positiva ou não, ao criar ambientações diversas: dramática, convidativa, relaxante, depressiva, interessante ou mesmo aborrecida.
Uma atmosfera para o café da manhã ou almoço bastante iluminada e brilhante pode mudar quando se trata de espaços destinados ao jantar. A flexibilidade da iluminação de um bar ou restaurante pode ser um diferencial de projeto. Ao utilizar diferentes grupos de luminárias com funções e propostas estéticas específicas, associadas aos sistemas de dimerização pode-se obter a luz adequada em ocasiões particulares.
Para a área do bufê, por exemplo, o nível de iluminação deve ser duas vezes superior aos das demais áreas do salão, com o uso de fontes de luz com excelente reprodução de cores para maior vivacidade deste ponto focal.








sexta-feira, 5 de outubro de 2012

A importância de um ambiente

            Como já foi abordado neste blog a importância da harmonia entre os setores de um restaurante é tão valiosa como a criação de um ambiente. Eu explico: A criação de um ambiente não passa somente pelo os olhos de um arquiteto ou de um decorador, mas também pala avaliação e opinião do gerente ou maitre, especialmente quando se abre novo espaço ou se inaugura novo restaurante. Vamos ao que interessa. Todo cliente gosta de ser visto em ambientes bonitos e aconchegantes. Uma decoração correta é sempre importante para criar esse cenário e satisfazer o público-alvo. Vamos algumas dicas de,  por exemplo: MOBILIÁRIO. A escolha do mobiliário de um restaurante exige muitos cuidados. Vários itens devem ser levados em conta: custo,estilo, conforto, durabilidade, facilidade de limpeza, manutenção e dimensões. Móveis baratos e poucos resistentes podem precisar de reposição em pouco tempo, o que, no final das contas, acaba saindo mais caro. Eles devem ter o mesmo estilo e estar harmoniosamente integrados à decoração. Se um móvel normal de uma residência pode durar de dez a quinze anos, num restaurante sua vida útil dificilmente vai ultrapassar quatro anos. Portanto empresários não poupem no que você vai fazer de melhor para se sentir bem e satisfazer uma clientela cada vez mais exigentes e crítica.
           Foto exibida: Empório Boi e Cia.


QUER DIVULGAR A MARCA DA SUA EMPRESA?

                   

                     Quer ser notícia no Brasil ou no mundo entre em contato conosco e seu restaurante, barzinho, bistrô, casa de show, será a mais badalada. Faremos um trabalho de divulgação virtual destacando o seu cardápio as suas instalações, sua fachada e endereço. Nosso contato é 87382158(Mardônio Coelho).

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Dicas: Você sabe atender turistas como: Portugueses,Italianos ?

                 
                     Você está preparado para atender bem os turistas internacionais? Alguns detalhes que você não sabe e vai saber agora. Eu explico. Os nossos amigos que todos os anos estão nos visitando tem uma peculiaridades na forma de serem atendidos. Os Portugueses: Gostam de ser atendidos pelo mesmo profissional. Os Ingleses, apreciam diversos tipos de bebidas, inclusive as brasileiras, como a caipirinha. Os Italianos, são expansivos e apreciam o contato físico. Os Argentinos gostam de viajar com a família, são muito exigentes. Os Americanos são práticos e gostam muito da culinária brasileira. São exigentes e apreciam a rapidez no atendimento. Os muçulmanos,  em geral, não ingerem bebidas alcoólicas. à mesa, ao contrário,. do que estamos acostumados, o atendimento deve ser feito todo direcionado ao homem.Os Europeus, em geral, gostam muito de pão, além disso, apreciam a comunicação no idioma de seu próprio pais.Os Orientais normalmente são mais reservados, e evitam o contato físico com desconhecidos. Os Latinos costumam ser bem-humorados, simpáticos, comunicativos e calorosos. Agora você garçom já tem uma ideia de como atender muito bem esses  nossos amiguinhos que vem gastar e conhecer o nosso pais.


                                                                                         
                   
                                                     



Restaurantes em fortaleza que se tornaram casa de show e está fazendo maior sucesso



                As mudanças acontecem na noite de fortaleza e com elas todos nós ganhamos. Eu explico. Restaurantes  de fortaleza que o motivo eu não vou falar investiram em casas noturnas com uma variedade de ritmos e se tornaram o point da garotada e dos coroas de fortaleza. Com samba cearense ou com samba carioca, com por rock, com anos 70,80, os ritmos se tornam mais apreciados por essa galera fervorosa. Tudo é uma questão de mudanças e para melhor, assim aconteceu com o TERRAÇO BAR E RESTÔ, do meu amigo das Chagas e com o BAIÃO DE DOIS do amigo Pierre e Leônia .
                                                        Foto: SEXTA NO BAIÃO DE 2 TEM:
:: Axé Beat
:: Os Magaivers
IMPERDÍVEL!

"A primeira impressão é decisiva"

                     
                      Nós pensamos que infraestrutura é o suficiente para termos sucesso nos negócios. Vou explicar. O cliente entra no estabelecimento, verificou os detalhes do ambiente e mostrou-se interessado em ficar, parece estar garantido o sucesso do atendimento. Porém , logo em seguida, o primeiro contato com a equipe não foi satisfatório e todo o planejamento feito para atraí-lo pode ter sido desperdiçado. Muitos proprietários investem pesado em decoração, na divulgação do seu estabelecimento, e se esquecem do capital humano. Uma equipe bem treinada e motivada é o pilar para o sucesso de qualquer negócio. A pessoa que faz reservas por telefone e passa informações sobre serviços obrigatoriamente tem que ser comunicativa, atenciosa e educada. A linha de frente de uma equipe é decisiva para escolhas de impacto , uma simples olhada e a percepção de que é não é notado pode motivar a desistência de ficar. É nessa ocasião que ele formará a primeira impressão do lugar e, para tanto, é preciso estar dentro de excelente níveis de qualidade para conseguir um retorno positivo. É onde tudo começa ou termina,onde se cativa ou expulsa o cliente para sempre. Para um turista brasileiro ou internacional, é a imagem  do próprio estado ou pais que estar em jogo. É aquela situação que acontece muitas vezes nos restaurantes, o cliente chega, entra, senta,demora alguns segundos ou até minutos e não aparece ninguém para atendê-lo, ele se levanta e vai embora. Isso já aconteceu com o seu estabelecimento? Pois fiquem sabendo que a cada 100 bares e restaurantes abertos no pais, 35 fecham em apenas um 1 ano de funcionamento, e 50 fecham  em 2 anos. A causa, em geral, é a falta de profissionalismo e estagnação frente à contínua exigência de mudanças.



Você sabe o que é MPFR não?

                     

                       Manual de Procedimentos Funcional de Restaurante. Eu explico: Dificilmente se encontra esse tipo de manual em restaurantes, o que quero dizer que não é obrigatório,  porém torna as regras mais claras. Na contratação de um funcionário é sempre ter em mãos e dispor ao candidato  à vaga o que a empresa espera que ele cumpra e dentro das regras as punições cabíveis dentro da legislação trabalhista. As demissões rotineiras que acontecem em restaurantes acontecem porque não deixa claro no ato da contratação as normas da empresa, e isso prejudica o andamento dos trabalho executados por esses profissionais.Um exemplo muito clássico é o simples almoço ou jantar do funcionário principalmente o garçom. Às vezes flagra-se o garçom comendo sobras de comida que veio do salão e ai então é que se vem a punição. Mas aquele profissional ainda não fez a sua refeição principal (não é correto)pois muitas às vezes é o ultimo a almoçar ou jantar, no término do serviço. Não é legal que isso aconteça, as refeições tem que serem servidas antes do expediente começar. Esse é um exemplo do que pode gerar não esclarecendo as normas e cobrando-as dos funcionário. Eu quando inauguro um restaurante ou noto que essa empresa não tem esse compromisso eu implanto para melhor esclarecer. Todas essas  informações não são somente em favor do funcionário mas também para que o cliente esteja ciente que naquele restaurante presa-se pelo bem de todos.Aplicar a boa conduta nunca é demais.


   

Novas idéias, novas marcas,novos horizontes



           Novas idéias,novas marcas e novos horizontes, isto é o que chamamos de empreendedorismo.É isso mesmo o BOI E CIA acaba de lançar no mercado da  gastronomia o EMPÓRIO BOI E CIA, restaurante, comida japonesa, padaria e claro, não deveria faltar frigorífico tudo num só lugar confira ,está demais







                   


¨"Treinar. Treinar pra que "?

                 
Essa frase é muito conhecida não é gente. Pois vamos ao que interessa. Essa frase do jogador Romário, notavelmente uma sumidade no mundo do futebol, campeão do mundo em 1994 provocou uma série de comentários  negativos na imprensa nacional e levou a sua imagem como jogador de futebol a cair no descrédito profissional ,pois se imaginou que treinamento para ele não interessava pois já estava preparado e também já sabia de tudo. Um erro gravíssimo,pois todos nós temos que passar por uma reciclagem profissional e  o dia a dia não é o bastante para termos a certeza que estamos indo bem. Onde quero chegar. Ai a importância dos restaurantes treinarem sua equipe de garçom assim como treina a sua equipe de cozinha. O atendimento é algo tão dinâmico que está em constante mutação, eu explico. Quando a cozinha lança um cardápio tudo é padronizado e às vezes personalizado portanto as reclamações são mínimas em relação ao atendimento.O atendimento feito pelo garçom é  pessoal, a cortesia, a educação,e a excelência tem que estar presente em todos os momentos da abordagem, alguns clientes  já sabemos da sua preferência principalmente quando ele está sozinho, quando acompanhado da família é melhor nos resguardarmos e deixa-lo a vontade. Treinar, reciclar não é gastar dinheiro em vão é valorizar o seu profissional e mostrar que a imagem que você construiu da sua marca  está estampada num sorriso de  quem nos espera para nos servir.
                                                     


Quer treinar sua equipe ,quer divulgar seu restaurante ligue 87382158  

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Rotina e Operação de um restaurante

               É bastante salutar quando reunimos nossa família,filhos,esposa,amigos ou até mesmo quando vamos sozinhos a um restaurante decidir alguma situação ou até mesmo para ficar fora do tempo.Tudo isso deve ser encantador, pensamos logo na magia que nos espera que é um restaurante. Bem vamos ao que interessa. Quando se trata de encantar o cliente, todos os detalhes devem ser levados em conta.O que significa dizer que o trabalho no restaurante começa muito antes do primeiro cliente sentar-se à mesa e fazer o seu pedido. Tudo deve ser planejado e arrumado minunciosamente, para evitar(ou pelo menos minimizar)o risco de imprevistos.Como no teatro, existe um script que deve ser seguido à risca desde o momento em que o cliente entra no restaurante até quando ele sai. A chamada mise-en-place é uma etapa vital nesse processo,pois inclui todas as etapas relacionadas à preparação dos utensílios, equipamentos e produtos que vão atender às necessidades do cliente. São muitas as providências. E os menores detalhes, se esquecidos, podem comprometer seriamente o atendimento.E para evitar constrangimentos existe um recurso muito simples que se chama cheklist. Vou citar um exemplo que aconteceu com um amigo meu dono de um restaurante em uma área, poderia dizer, de alto nível e ele não tinha na época um maître e não conhecia muito da rotina de um restaurante.Vamos a história: Um cliente entra no restaurante e pede uma mesa para duas pessoas. O garçom indica uma mesa aconchegante e discreta, porém muito bem montada com taças de vinho e algo mais, para preservar sua privacidade. Puxa a cadeira para a senhora, traz o cardápio e... quando ele é aberto, cai um pedaço de folha de alface meio que melado no colo da cliente, que estreava um vestido. E  ai eu lhe pergunto? o encanto acabou mesmo antes de experimentar a refeição. Tudo isso deve ser levado em conta que toda arrumação do salão tem que passar por olhos profissionais de maître e garçons experientes. Porque quando uma pessoa decide ir a um restaurante não está pensando somente em se alimentar. O cliente também está em busca de um bom ambiente,prestígio,e atenção o que inclui serviço impecável, limpeza, e é claro excelente comida. É o efeito combinado de todos esses elementos que vai influenciar a satisfação do cliente. Comer fora é uma experiência total, que passa não só pelo paladar, mas por todos os outros sentidos. Empresários não corra o risco de isso acontecer no se restaurante,procure um profissional.

Postura, Conduta,comportamentos e valores morais

             Essa dica é para vocês profissionais da noite que acha que só ganhar dinheiro é o suficiente para manter uma carreira firme e promissora,de quem  eu estou falando? Dessa classe que tanto contribui para que todos que frequentam restaurantes  sejam bem tratados e retornem com mais vontade de restabelecer as energias,  exatamente,os GARÇONS. O garçom é o funcionário do bar ou restaurante que tem maior contacto com os clientes. Na maioria da vezes, nesses estabelecimentos, o cliente só tem contacto com o garçom, portanto,a opinião que o cliente forma do estabelecimento está diretamente relacionada com o tratamento que recebeu do garçom. Desde o momento que entra no estabelecimento,o cliente observa como é tratado pelos funcionários e avalia a qualidade dos serviços. A forma de falar, uma palavra educada e gentil,o gesto prestativo ou a indiferença,o serviço bem feito ou o descuido, tudo isso vai influenciar sua opinião. O papel do garçom se destaca no bom andamento ou não do funcionamento de um restaurante ou bar. Por isso,sua conduta deve ser exemplar. O garçom deve ter uma apresentação pessoal impecável,uma vez que se relaciona com clientes todo o tempo em que estes permanecem no estabelecimento. É importante que o garçom trabalhe sempre uniformizado e que traga o uniforme sempre limpo,bem passado. O uniforme não pode ter manchas e deve ser usado somente no local de trabalho. O garçom deve obediência aos seus superiores e respeito aos colegas de trabalho e subordinados. Ou seja sem habilidades,sem postura,sem conduta e sem comportamento e valores morais o serviço e com certeza a imagem do restaurante será afetada ao ponto de prejudicar toda uma brigada de funcionários.
Garçon.Garçon Bebado
  Esse está correto           Esse não está correto

 














Vinhos,Tintos,brancos ou Rosê. Veja como proceder na harmonização.

              O valor de um cardápio passa pela criatividade do chef,mas também por um amplo conhecimento do seu conteúdo por parte do maître e garçons. Como já sabemos todos que lidam diretamente com os clientes  devem estar preparados para  responder prontamente a qualquer pergunta sobre os  pratos oferecidos, mas,todos podem ir além. Mesmo que o restaurante tenha um sommelier,é importante que os garçons e/ou o maître sejam capazes de dar orientações sobre os melhores vinhos para cada tipo de refeição. É o que se chama de harmonização. Ela não deve ser rígida, pois pode variar em função do paladar do cliente. Mas há alguns princípios básicos que fazem com que um prato ou um vinho sejam valorizados se forem consumidos com o acompanhamento correto. Eu pessoalmente acho que essa combinação pode ser sugerida nos cardápios e cartas de vinhos. Sempre gostei de fazer isso,no cardápio junto aos pratos, costumo incluir duas sugestões de vinhos,um mais simples e outro mais sofisticado; nas cartas de vinho, relaciono os pratos que melhor combinam com aquela bebida. Abaixo vai as dicas de como harmonizar pratos com vinhos:


Algumas duvidas sempre surgem na hora de harmonizar vinhos e comidas. Outro dia me perguntaram como devo combinar um peixe e vinho , eu não sou uma expert no assunto , mas o basico da pra ajudar , pois a variedade de pratos é imensa e basta um pouco de observação pra compreender as melhores harmonizações , porém pequenos cuidados devem ser adotados, como por exemplo, analisaro peso e a textura tanto do vinho quanto da comida . A regra é simples: pratos leves devem acompanhar vinhos leves, pratos acidos devem acompanhar vinhos leves e bem frescos. já os pratos gordurosos e untuosos precisam de vinhos taninos mais potentes e com acidez alta. assim você tera uma harmonização perfeita na hora de uma jantar especial , ou almoço com os amigos. vale lembrar também que ;A harmonia entre o prato e o vinho muitas vezes não se dá pelo ingrediente principal e sim pelo acompanhamento. Massas secas ou frescas são neutras. A escolha do vinho neste caso deve ser ligada aos molhos ou recheios. Um fettuccini com molho branco ou frutos do mar pede vinho branco; a mesma massa com molho de tomate que normalmente é ácido fica muito melhor com vinho tinto com boa acidez. Um vinho italiano por exemplo. Os métodos de cozimento também alteram alguns conceitos, mesmo em se tratando de ingredientes relacionados com o vinho pela cor. Em princípio carnes brancas como frango têm mais afinidade com vinhos brancos se forem fervidas ou cozidas no vapor; porém, se forem grelhadas sobre lenha ou carvão os aromas defumados desse processo conduzem para a direção do vinho tinto. Portanto, nunca se deve generalizar. Então pra não esquecer : 1 – Vinhos ácidos combinam com saladas ou pratos contendo limão. A acidez ainda atenua o sal e as gorduras. Vinhos com baixa acidez ficam flácidos com comidas ácidas2 – Vinhos alcoólicos causam sensação de doçura e se harmonizam com molhos adocicados de frutas sem acidez em pratos salgados. Tornam-se amargos com comidas muito salgadas3 – Vinhos tânicos são ideais para churrascos. Proteínas e gorduras da carne suavizam o amargor dos taninos. Com peixes transmitem gosto metálico4 – Vinhos doces combinam com sobremesas, frutas maduras, pratos salgados e queijos azuis.5 – Vinhos simples com pratos simples; vinhos muito finos com pratos sofisticados6 – Vinhos com comidas da mesma região têm afinidade natural                Para todas essas dicas ficarem bem mais saborosas  e se tornarem realidades visite o mais novo empreendimento do meu amigo Daniel da pizzaria Vila Rios que inaugurou semana passada  o Restaurante  Villa Fornelli



                                                           UAAAAAU! QUE DELÍCIA!













A importância do Maître num Restaurante

          Maître,essa palavra esquisita que muitas pessoas não conhecem, bem,vamos descreve-la e o que faz realmente esse profissional. Maître,é uma palavra que vem do francês e significa CHEFE é ele quem dirige os serviços do restaurante,conhece bem as técnicas e tarefas do restaurante e bar e assume a função de chefe do setor.cabe a ele:Representar o estabelecimento por sua educação,boas maneiras e cortesia; Supervisionar e controlar todo o trabalho executado no restaurante; Participar da elaboração do cardápio; Elaborar os horários de trabalho de sua equipe; Treinar seu pessoal; Recepcionar os clientes na entrada do restaurante;Indagar ao cliente,durante  a refeição,se tudo corre a contento;Auxiliar os garçons,caso haja uma dificuldade técnica na execução dos serviços; Atender às reclamações; Despedir-se dos clientes,quando estes deixam o estabelecimento. Se ligaram neste profissional de grande importância no seu restaurante, a parti de agora senhores empresário faça um diagnóstico do seu salão e reveja as situações que aparecem no dia a dia que você como proprietário não poderá jamais se apresentar para resolver esses conflitos entre cliente e restaurante,contrate um Maître mas procure um profissional com cursos, com experiência que com certeza o seu quadro de garçons e barman vai trabalhar mais motivado. Vocês leitores são as pessoas mais importantes para que esse blog seja um sucesso, por isso esse blog não se destina somente a mostrar as casa lindas e bem arquitetadas da aldeota ou outro bairro considerado CHIQUE de fortaleza,temos mesmo na periferia restaurantes e barzinhos bem conceituados, ai vai as dicas; Recém inaugurado está situado na av: Godofredo Maciel a Galeteria Frangão com dellivery, drive thru do meu amigo wellington gerente do Costela também na maraponga. Temos o Restaurante Boi Brabo situado no Aracapé na av: Godofredo Maciel tendo como Supervisor o meu amigão Chaguinha que recebe muito bem seus clientes e amigos como esse Maître que adora uma exelência no atendimento,sem falar na churrascaria Veríssimo Filho que tem um baião delicioso. Também na maraponga,quer se deliciar com um camarão maravilhoso e com uma variedade de sabores sem igual vá até a Esquina do Camarão e procure a garçonete Gerlaine uma pernambucana arretada que vai lhe mostrar todo o cardápio com aquele sotaque,confira. Bem o papo está agradabilíssimo más estou terminando. Quer divulgar o seu restaurante,barzinho que está sendo inaugurado ou já está funcionado,quer treinar a sua equipe de garçom,quer uma visita minha na sua casa fora de casa entre em contacto,dê sua opinião,critique e elogie também.

Onde se deliciar com belos pratos e bebidas gostosas em fortaleza

               Fortaleza hoje é um polo gastronômico do Brasil considerado mais visitado por turistas locais e turistas internacionais,trazendo na sua culinária culturas como a Mexicana,Francesa,italiana etc  Assim dessa maneira os empresário locais com sociedades com outros centros gastronômicos estão investindo nessa área que se valoriza todos os dias e enchem os olhos de verdadeiras maravilhas da cozinha como se já não bastasse a nossa especial e deliciosa comidinha brasileira. Sabemos que primeiro comemos com os olhos e depois mergulhamos no pecado da gula(que Deus me perdoe)dai as dicas que vocês vão adorar.
                Na Aldeota você pode se deliciar com um carre de cordeiro como prato principal e como entrada um carpacio de salmão ou de carne com delicioso molho e torradas bem crocantes
 
tudo isso no Medit bar e Restaurante. Mas se quiser uma pizza suculenta e massa bem fina vamos ao Chão de Estrelas Restaurante e Pizzaria do nosso amigo Chefe Maradona,é! o do Faustão e o bem humorado amigo Alex Nogueira

Mais se quiser experimentar uma costelinha suina com molho barbecue vamos ao recém inaugurado Bar e Restaurante Estação Sul que fica próximo ao chão de estrelas no bairro Parque Manibura do meu amigo Marcio.



                  Tudo isso e muito mais vocês só vão se deliciar acessando esse blog ou visitando essas  deslumbrantes  praças de alimentação. O que você não faz em casa encontra aqui no MAÎTRE FALA
                                            UAAAU QUE DELÍCIA!










terça-feira, 2 de outubro de 2012

Atendimento na noite fortalezense!

     Gente,o que mais me preocupa nos restaurantes  de fortaleza não é a comida e muito menos a bebida,claro que é terrível comer o que não pediu e beber uma cerveja morna, no entanto não ser percebido quando se entra no estabelecimento é de arrasar a noite. A postura dos garçons não está adequada na maioria dos restaurante,não sei se porque o garçom não teve um treinamento ou porque o próprio restaurante não se preocupa em reciclar ou treinar esses profissionais.Todos os dias inauguramos restaurantes, barzinho,pizzarias e lanchonetes,porém o erro continua,muitas às vezes o prédio a estrutura nem acabara assim mesmo se inaugura com acabamentos a serem feitos e tudo isso com a casa em pleno funcionamento ou seja,com a clientela toda fazendo uma boquinha.Outra situação desastrosa é mudança constante no quadro funcional,principalmente os garçons,é difícil inaugurar uma casa aqui em fortaleza numa semana e na outra não se ver praticamente nenhum garçom daqueles que abriu a casa.Para isso eu tenho uma resposta que pode não agradar os patrões,segundo o relato dos garçons(isso é verdadeiro porque a fonte é segura)a maioria dos patrões não cumpre o combinado,ou seja o pagamento comissionado o chamado 10% ou gorjeta não chegam integralmente nos bolsos dos garçons e quando chegam é somente 7% ou 8 % assim mesmo com desconto às vezes semanal ou quinzenal a chamada quebra(explicando:o garçom paga o que some,o que é quebrado tanto pelo cliente como pelo funcionários de outros setores,o consumo de palitos,guardanapos,azeites e molhos etc)é um absurdo.Com toda essa historia e com H porque é verdadeira eu termino esse comentário.