quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Rotina e Operação de um restaurante

               É bastante salutar quando reunimos nossa família,filhos,esposa,amigos ou até mesmo quando vamos sozinhos a um restaurante decidir alguma situação ou até mesmo para ficar fora do tempo.Tudo isso deve ser encantador, pensamos logo na magia que nos espera que é um restaurante. Bem vamos ao que interessa. Quando se trata de encantar o cliente, todos os detalhes devem ser levados em conta.O que significa dizer que o trabalho no restaurante começa muito antes do primeiro cliente sentar-se à mesa e fazer o seu pedido. Tudo deve ser planejado e arrumado minunciosamente, para evitar(ou pelo menos minimizar)o risco de imprevistos.Como no teatro, existe um script que deve ser seguido à risca desde o momento em que o cliente entra no restaurante até quando ele sai. A chamada mise-en-place é uma etapa vital nesse processo,pois inclui todas as etapas relacionadas à preparação dos utensílios, equipamentos e produtos que vão atender às necessidades do cliente. São muitas as providências. E os menores detalhes, se esquecidos, podem comprometer seriamente o atendimento.E para evitar constrangimentos existe um recurso muito simples que se chama cheklist. Vou citar um exemplo que aconteceu com um amigo meu dono de um restaurante em uma área, poderia dizer, de alto nível e ele não tinha na época um maître e não conhecia muito da rotina de um restaurante.Vamos a história: Um cliente entra no restaurante e pede uma mesa para duas pessoas. O garçom indica uma mesa aconchegante e discreta, porém muito bem montada com taças de vinho e algo mais, para preservar sua privacidade. Puxa a cadeira para a senhora, traz o cardápio e... quando ele é aberto, cai um pedaço de folha de alface meio que melado no colo da cliente, que estreava um vestido. E  ai eu lhe pergunto? o encanto acabou mesmo antes de experimentar a refeição. Tudo isso deve ser levado em conta que toda arrumação do salão tem que passar por olhos profissionais de maître e garçons experientes. Porque quando uma pessoa decide ir a um restaurante não está pensando somente em se alimentar. O cliente também está em busca de um bom ambiente,prestígio,e atenção o que inclui serviço impecável, limpeza, e é claro excelente comida. É o efeito combinado de todos esses elementos que vai influenciar a satisfação do cliente. Comer fora é uma experiência total, que passa não só pelo paladar, mas por todos os outros sentidos. Empresários não corra o risco de isso acontecer no se restaurante,procure um profissional.

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