quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Fortaleza acorda com mais fome.



               Será inaugurado mais um restaurante com sabores da nossa terra, é um empreendimento numa área já bastante requisitada pelos empresários da gastronomia cearense. Fica no Lago Jacarey, isso mesmo, já não bastasse os vários restaurantes que habitam aquele lugar majestoso e maravilhoso o TILÁPIAS GRILL é mais uma opção que o nosso consumidor exigente terá para frequentar. Com ares de chácara situado numa área nobre de Fortaleza o TILÁPIAS GRILL trará no seu cardápio sabores inigualáveis para o nosso paladar, além de caranguejadas ás quintas-feiras com samba, cardápio regional, carnes selecionadas na brasa, entradas e bebidas ao nosso gosto. Com um atendimento que terá os Maîtres Mardônio Coelho e Carlos Simões darão mais presteza e cortesia aos clientes. Como o nome já sugere, a sugestão do chefe é a tilápia em várias versões bastante apetitosas como: tilápia inteira na brasa, tilápia escalada na brasa, peixada de tilápia a moda lago jacarey, filé de tilápia, isca de tilápia,tilápia à
parmegiana, filé de tilápia ao molho quatro queijos,
muqueca de tilápia, e o gostosíssimo pirão da casa, sem falar do festival de frutos do mar com a mini paella que serve duas pessoas, camarão ao alho e óleo, fettuccine de camarão, batatas ao molho de camarão, risoto de camarão, camarão à milanesa, camarão à grega. Pensou que acabou, está enganado. As carnes suínas estão em versão contemporânea como a costelinha suína na brasa ao molho barbecue e a picanha na brasa com batatas sauté  refogadas na manteiga da terra. Agora veja algumas imagens de pratos selecionados só para você, primeiro coma com os olhos e depois é só aguardar para se tornar realidade o aroma, o paladar etc, etc. etc.

domingo, 4 de novembro de 2012

Balanço negativo, desperdício e desvio

                               Não é nada fácil criticar empresários desse ramo, más também não critico sem base,sem fundamentos eu estou dentro do sistema e por isso faço dessa leitura um ensinamento e aqueles que quiserem seguir a excelência no atendimento, na prestação dos serviços oferecidos em refeições fora do lar estou a disposição para dar palestras e treinamentos sobre o assunto. Mas vamos ao que interessa. Falar de lucratividade,de balanço positivo,falar de faturamento e também de desperdício e desvios,são assuntos que às vezes ficam entre quatro paredes. Mas não é pra ser assim. A gerência,a supervisão, a metria e outros setores do restaurantes onde se tem chefia devem estar a par de toda a situação,seja positiva ou negativa.Eu explico: O que de mais grave pode acontecer a um restaurante é apresentar balanço negativo. É claro que todo novo empreendimento precisa de um certo tempo para garantir o retorno de todo capital investido. Mas não é disso que estamos falando agora. Refiro-me simplesmente aos casos em que os gastos mensais da casa superam o faturamento. Isso é inadmissível em qualquer negócio, mas pode acontecer eventualmente. Para que o desfecho não seja o mais trágico(o fechamento das portas), o que infelizmente é muito frequente, é preciso identificar com rapidez as causas dos maus resultados e atacá-las de frente.
                                  Como maître, algumas vezes fui convocado para apagar incêndios desse tipo. E constatei que os maiores vilões, os que verdadeiramente empurram o negócio para o precipício, são o desperdício e o desvio. Nem sempre é fácil combatê-los, especialmente quando o mal está enraizado. Nesse caso, só uma completa reformulação no quadro de funcionários e na gestão do empreendimento pode salvá-lo do pior. A autonomia do gerente ou do maître não chega a tanto, mas cabe a ele criar meios para evitar o desperdício e o desvio. O primeiro passo é o controle do lixo. Só assim é possível descobrir quanto dos alimentos está sendo jogado fora. Quando os funcionários não estão bem treinados ou estão insatisfeito, boa parte das carnes e dos frangos são desperdiçados durante o ato da limpeza. Muitos desconhecem também a importância do reaproveitamento de alimentos e/ou não foram orientados nesse sentido. Problema maior e mais complicado de se lidar é o desvio. Palavra amena para um ato previsto no código penal e praticado com indesejável frequência em muitos restaurantes. Há dois tipos de desvios: aquele em que o funcionário leva o produto para fora do restaurante e aquele em que o funcionário consome o produto dentro do restaurante. Nos dois casos só um rígido controle pode inibir a ação dos maus funcionários. è uma prática absurda mas acontece infelizmente. A revista de bolsas ao sair do restaurante é saudável, má tem de ser muito bem elaborada, por pessoas adequadas e orientadas para não criar pânico e não constranger o cidadão e tem que estar dentro do manual de procedimentos.

Higiene nos Restaurantes


              Eu falei aqui em vários fatores que podem influenciar ou não o retorno do cliente a um restaurante. Como? Ambientação,mobiliário,iluminação e atendimento. A fidelização do cliente passa por um processo de qualidade. Falei também das mudanças que determinadas casas da periferia estão fazendo em relação ao atendimento e sua ambientação. Vamos ao que interessa. A higiene é um fator muito importante em um restaurante, banheiros,salão, cozinha. Esse é o tema de hoje. Eu explico. Como Maître eu cobro dos meus colaboradores a rígida atenção na limpeza dos setores do meu restaurante. Mas não é o que eu vejo em restaurantes,bares,pizzarias que eu frequento como cliente. A sujeira dos banheiros, o cliente quase nadando em lama, a sujeira após o cliente pagar a sua conta ou seja, a mesa fica um festival de farofa(bagunçada),a desordem na cozinha ou seja, panelas pelo chão totalmente sujo,pia lotada de louça suja esperando alguém limpar, pois o quadro funcional não é o suficiente para atender as tarefas. Isto ainda me deixa triste pois a de se pensar que os empresários desse ramo não querem investir em mão de obra. Quando falo sobre tudo isso, que ainda é uma realidade, pois tenho base para falar sobre esse assunto pois muitas das vezes faço um laboratório trabalhando como garçom para verificar in loco. Tanto é verdade que garçons ou garçonetes  é que fazem toda a limpeza dos setores do restaurante como banheiro,salão, calçadas etc, tarefas essas que seriam de ordem dos zeladores, cumins dois profissionais fundamentais para um restaurante.