domingo, 4 de novembro de 2012

Higiene nos Restaurantes


              Eu falei aqui em vários fatores que podem influenciar ou não o retorno do cliente a um restaurante. Como? Ambientação,mobiliário,iluminação e atendimento. A fidelização do cliente passa por um processo de qualidade. Falei também das mudanças que determinadas casas da periferia estão fazendo em relação ao atendimento e sua ambientação. Vamos ao que interessa. A higiene é um fator muito importante em um restaurante, banheiros,salão, cozinha. Esse é o tema de hoje. Eu explico. Como Maître eu cobro dos meus colaboradores a rígida atenção na limpeza dos setores do meu restaurante. Mas não é o que eu vejo em restaurantes,bares,pizzarias que eu frequento como cliente. A sujeira dos banheiros, o cliente quase nadando em lama, a sujeira após o cliente pagar a sua conta ou seja, a mesa fica um festival de farofa(bagunçada),a desordem na cozinha ou seja, panelas pelo chão totalmente sujo,pia lotada de louça suja esperando alguém limpar, pois o quadro funcional não é o suficiente para atender as tarefas. Isto ainda me deixa triste pois a de se pensar que os empresários desse ramo não querem investir em mão de obra. Quando falo sobre tudo isso, que ainda é uma realidade, pois tenho base para falar sobre esse assunto pois muitas das vezes faço um laboratório trabalhando como garçom para verificar in loco. Tanto é verdade que garçons ou garçonetes  é que fazem toda a limpeza dos setores do restaurante como banheiro,salão, calçadas etc, tarefas essas que seriam de ordem dos zeladores, cumins dois profissionais fundamentais para um restaurante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário