terça-feira, 9 de outubro de 2012

Em busca da fidelização



                 Esse termo é muito disputado entre estabelecimentos de vários segmentos, é a busca incansável  de qualquer empresário que preza o seu négocio. Eu explico: O maior desafio proposto a um estabelecimento prestador de serviços é o de garantir a volta do cliente pelo maior número de vezes possível. Isso só acontecerá se diversos fatores estiverem conjugados e agirem simultaneamente, atendendo às expectativas do consumidor. Um dos pontos que mais influencia em sua escolha de se tornar "freguês" de determinado restaurante é a relação entre a proposta do local, o produto oferecido e o preço praticado. Um outro ponto - espírito de equipe - é fundamental.: o trabalho impecável dos conzinheiros e garçons pode ser arruinado por um porteiro antipático ou por um manobrista irresponsável. Alguns restaurantes tentaram adotar um cartão de fidelidade para manter seus clientes, mas pelo menos nos restaurantes mais caros os resultados definitivamente não corresponderam às expectativas. Esses cartões quase sempre oferecem descontos e, creio, está ai, justo nesse aspecto, o grande erro. Quem vai a um restaurante caro não está preocupado com descontos. Quer ser bem atendido e, se possível, garantir um algo mais. Para que o trabalho de fidelização seja eficiente, o foco deve ser o cliente, a partir de uma pespectiva de personalização do atendimento. è ele que traz o lucro e os recursos para operarmos o negócio. Por isso, devemos sempre fazer com que se sinta importante. Este é o primeiro dos muitos princípios que sempre procurei passar aos meus funcionários e colaboradores ao longo de minha carreira na área de maitria e supervisão de salão. Vejamos os outros princípios básicos para uma fidelização de clientes.
               - O cliente não é um cifrão,  è uma pessoa com expectativas a serem satisfeitas. Tratar o cliente como um número é esquecer o futuro de seu negócio.
               - Ser profissional é a palavra de ordem do setor de refeições fora do lar. Nossas ações devem ser analizadas o tempo todo com rigoroso senso profissional.
               - Regularidade rima com  fidelidade. Enquanto as expectativas do cliente forem correspondidas. ele continuará como cliente.
               - Não cobre por aquilo que seu estabelecimento não pode oferecer. Avalie seu custo-benefício constatemente.
                - Pense em algo mais, um plus. Se o seu restaurante consegue oferecer ao cliente algo a mais que o esperado, ele certamente retornará. Algo a mais pode ser o sorriso simpático de um garçom.
                 - Todo o profissional deve ter um olho no futuro, analisar tendências, avaliar modismos, investir no cliente como seu patrimônio.
                 - Cumpra sempre as promessas feitas. Nunca engane o cliente. Se disser que a cerveja está gelada, certifique-se antes de que está realmente gelada.
                  Se todos nós seguirmos esses princípios de fidelidade o cliente com certeza agradecerá e retornará.
              

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